Que aventura! Do Ohio ao Alaska em 14 dias com um VW Jetta

Jamie Orr é um fã incondicional da Volkswagen e lançou-se num desafio ímpar com o seu VW Jetta Sportwagen. Saiu de Ohio e percorreu 14 mil quilómetros até Deadhorse, no Alaska, a comunidade mais a norte do continente americano e que está unida ao resto da civilização através de uma só estrada, a Dalton Highway.

Esta estrada é a mais a norte dos Estados Unidos e desde que abriu ao público, em 1981, é passagem obrigatória para aventureiros que vivem à espera da próxima "road trip". Sem asfalto na maior parte das secções, esta estrada é dura para a máquina e para o humano, pelo que quem lá passa costuma optar por veículos todo-o-terreno.

Essa seria a decisão mais sensata mas não foi o caminho que Jamie Orr resolveu seguir. Este adepto da marca de Wolfsburgo levou a sua carrinha VW Jetta equipada com enormes jantes, pneus de baixo perfil e suspensão rebaixada. No papel, este carro tinha tudo para não sobreviver a estas estradas, mas a verdade é que ao fim de 14 dias Jamie chegou ao destino.

Pelo meio, e depois de passar pelos Estados Unidos e pelo Canadá, Jamie foi documentando a sua viagem no Instagram, sempre com este VW – de série – como plano de fundo. Jamie garante que o carro não teve nenhum problema mecânico e que sobreviveu a tudo, desde Ohio até ao Alaska, passando pelo Kansas, por Pikes Peak, por Las Vegas e pelas rectas intermináveis do Canadá.

Depois de chegar ao destino final, Deadhorse, Jamie teve de conduzir até Fiarbanks, também no Alaska, para aí colocar o Jetta num camião de volta a casa, mas foi aí que os problemas começaram. Primeiro foi um furo, o primeiro da viagem, e logo a seguir foi o tanque de combustível que cedeu, depois de um embate com um objecto que estava na estrada. Um rasgo de mais de 20 cm fez com que perdesse quase toda a gasolina, tendo que depois improvisar um depósito de gasolina com um bidão de plástico onde estava a gasolina de reserva (ver galeria).

Ainda assim, e apesar deste percalço, a difícil missão de Jamie Orr foi conseguida "sem espinhas". Afinal percorreu os 14 mil quilómetros da viagem sem nenhum problema…

Em destaque